
A comunicação é a forma que se tem de interagir, trocar informações, conhecimentos, transmitir e compartilhar sensações, pensamentos e sentimentos. A fala é o elemento mais funcional e rápido do ser humano que permite uma comunicação efectiva.
A comunicação alternativa e aumentativa implica o uso de formas não faladas como complemento ou substituto da linguagem falada:
A comunicação alternativa é qualquer forma de comunicação diferente da fala e usada por uma pessoa em contextos de comunicação frente a frente. Os signos gestuais, os signos gráficos, o código Morse, a escrita, entre outros, são formas alternativas de comunicação para indivíduos que não são capazes de comunicar pela fala.
A comunicação aumentativa diz respeito à comunicação complementar ou de apoio. A palavra “aumentativa” salienta que o ensino das formas alternativas de comunicação tem um duplo objectivo: promover e apoiar a fala e garantir uma forma de comunicação alternativa se a pessoa não aprender a falar.
.
As crianças que apresentam problemas de fala podem necessitar de comunicação alternativa para aprender a falar ou para aumentar a sua comunicação e tornar a fala mais compreensível. A implementação dos SAAC vem apoiar estas crianças, no desenvolvimento de possibilidades comunicativas, tornando-as activas nas relações interpessoais, mesmo quando não têm a fala funcional.
Os SAAC podem ser sistemas que não necessitam de ajuda externa (sistemas sem tecnologia), e sistemas que necessitam de ajuda externa (sistemas com alta e baixa tecnologia). A distinção entre comunicação com ajuda e sem ajuda e entre comunicação dependente e independente refere-se a formas diferentes de comunicação alternativa (Stephen von Tetzchner, Martinsen, H., 2000):
Sem comentários:
Enviar um comentário