ADAPTAÇÕES DA SALA DE AULA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MOTORA
As modificações que se efectuem na sala de aula para adaptá-la aos alunos com uma deficiência motora dependerão da natureza, do grau de deficiência e da condição física dos alunos. As deficiências motoras são várias, e de entre estas as mais frequentes são: paralisia cerebral, espinha bífida, traumatismo craniano, traumatismo vertebromedulares. As causas podem ser diversas resultantes de lesões no cérebro, nos nervos, ou nos músculos. As lesões podem ocorrer, antes, durante e depois do nascimento. As barreiras arquitéctónicas são um entrave à mobilidade das crianças com deficiências motoras, como tal é aconselhável que se análise de forma pormenorizada os espaços escolares e se proceda à sua adequação, tendo em conta as necessidades e especificidades dos alunos.

Muitas crianças cansam-se facilmente e têm dificuldades em participar nas actividades de aprendizagem que se efectuem nas últimas horas do dia. Alguns dormem a sesta ou fazem algum intervalo. Outros têm que interromper a actividade para tomarem os medicamentos. Os que utilizam cadeiras de rodas podem necessitar que alguém os ajude a mudar de posição evitando desta forma problemas circulatórios. As crianças pequenas que se deslocam em cadeiras de rodas podem sentar-se ou deitar-se no chão da sala para ouvir uma narração ou para realizar outra actividade.
Tanto do ponto de vista educativo, como social, não é possível generalizar as necessidades dos alunos. Algumas crianças portadoras de deficiências motoras gostam da escola e até sobressaem nas áreas curriculares. Outros apresentam maiores dificuldades de aprendizagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário