A CAA e o Autismo
De forma a dar a conhecer exemplos práticos de como a Comunicação Alternativa Aumentativa pode ser utilizada, fomos visitar a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de São Miguel e Santa Maria.A APPDA de São Miguel e Santa Maria é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sedada em Ponta Delgada, fundada por um grupo de pais com filhos com perturbações do desenvolvimento e que pretende desenvolver as competências cognitivas, sociais e motoras intencionais coordenadas dos seus utentes, a criatividade e a expressão através da manipulação de materiais.
Encontramos vários exemplos do uso da CAA, usada principalmente para identificar diferentes locais e para facilitar as acções que fazem parte das rotinas dos utentes que frequentam esta instituição.
Este é o sítio onde as actividades de grupo são desenvolvidas. Estas são fundamentais para que a criança com autismo desenvolva competências sociais e estabeleça o contacto com o mundo que o rodeia.
As actividades de recriação também são prioridade nesta instituição. Ambos os locais encontram-se identificados por um símbolo de SPC.
Esta é apenas um exemplo de como a comunicação pode ser desenvolvida e adaptada de acordo com as necessidades, e mesmo quando os recursos são limitados, há sempre formas de estimular o desenvolvimento de cada pessoa com NEE.
Para mais informações, poderão consultar o folheto da APPDA de São Miguel e Santa Maria.
Bibliografia: http://www.appda-lisboa.org.pt/federacao/acores.php
Sem comentários:
Enviar um comentário