segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A CAA e o Autismo

A CAA e o Autismo

De forma a dar a conhecer exemplos práticos de como a Comunicação Alternativa Aumentativa pode ser utilizada, fomos visitar a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de São Miguel e Santa Maria.
A APPDA de São Miguel e Santa Maria é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sedada em Ponta Delgada, fundada por um grupo de pais com filhos com perturbações do desenvolvimento e que pretende desenvolver as competências cognitivas, sociais e motoras intencionais coordenadas dos seus utentes, a criatividade e a expressão através da manipulação de materiais.
Encontramos vários exemplos do uso da CAA, usada principalmente para identificar diferentes locais e para facilitar as acções que fazem parte das rotinas dos utentes que frequentam esta instituição.
Na entrada, os cabides encontram-se identificados com a foto de cada elemento, permitindo uma melhor organização.
É na casa de banho que encontramos mais indicações. Estas permitem desenvolver a autonomia, ensinando através de imagens movimentos simples e rotineiro, como lavar de mãos e ir à casa de banho.


Este é o sítio onde as actividades de grupo são desenvolvidas. Estas são fundamentais para que a criança com autismo desenvolva competências sociais e estabeleça o contacto com o mundo que o rodeia.

As actividades de recriação também são prioridade nesta instituição. Ambos os locais encontram-se identificados por um símbolo de SPC.

Durante a visita, foi evidenciado pela Psicóloga Carolina Benjamin a falta de recursos humanos e logísticos, tendo em conta as necessidades destas crianças/jovens. A ausência de uma Terapeuta da Fala a tempo inteiro condicionada a intervenção ao nível da comunicação e da linguagem, verificando a falta de dispositivos adequados.
Apesar desta situação, todos os esforços são feitos pela equipa. Descobrimos que um utente usa o caderno de comunicação, onde coloca o símbolo correspondente á actividades que quer realizar.
Esta é apenas um exemplo de como a comunicação pode ser desenvolvida e adaptada de acordo com as necessidades, e mesmo quando os recursos são limitados, há sempre formas de estimular o desenvolvimento de cada pessoa com NEE.
Para mais informações, poderão consultar o folheto da APPDA de São Miguel e Santa Maria.
Bibliografia: http://www.appda-lisboa.org.pt/federacao/acores.php

Sem comentários:

Enviar um comentário