A importância do nome próprio

A IMPORTÂNCIA DO NOME PRÓPRIO
NAS PROPOSTAS ESCOLARES
Quando as crianças começam a aprendizagem da língua escrita, saber escrever o seu próprio nome é, muitas vezes, um ponto de partida que lhes permite reflectir sobre algumas características da escrita. O nome é uma palavra muito familiar e significativa para as crianças e pode com a ajuda do professor levá-las a realizar muitas aprendizagens linguísticas motivadoras da leitura e da escrita. As crianças poderão descobrir que:
A escrita do seu nome é estável, que mantém as suas características independentemente do contexto em que aparece;
As crianças podem reconhecê-lo com relativa facilidade;
À medida que vão reconhecendo a relação que existe entre a letra inicial do seu nome e o som inicial podem estabelecer relações similares com outros nomes e com outras palavras;
Podem estabelecer comparações entre a grafia do seu nome e a de outras palavras;
Quando as crianças ainda não conhecem muitas letras, o nome pode servir como um “abecedário”. Elas prestam mais atenção às letras que fazem parte do seu nome, já que as consideram como que fazendo parte delas.
Por estas razões é muito importante trabalhar com as listas de presença (vendo quem está presente e quem falta). Além de ser uma actividade colectiva, permite a troca de ideias entre as crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário